quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Dicas para iniciantes!





Dica 1: Fins de semana

Para quem ainda não tem prática sobre a moto a principal é mais importante dica é continuar tentando. Os fins de semana são as melhores opções para ensaiar um passeio e começar a pegar as manhas da sua magrela. Procure ruas mais vazias e dê um passeio para testar suas dificuldades e talentos, quanto mais treinamento melhor será suas habilidades ao comandar o guidão.

Dica 2: Seja notado

Ao tirar a habilitação para pilotar motos você já deve estar ciente de que esse veículo de condução é muito perigoso. Portanto para evitar acidentes desnecessários, coloque roupas coloridas e acessórios transluzentes para que os demais motoristas possam lhe notar nas avenidas. Todo cuidado é essencial!

Dica 3: Visão de espaço

Ao pilotar abra sua visão e não apegue-se a um único ponto, para evitar acidentes, colisões e até estresse, tente prever o movimento dos demais motoristas nas ruas e tente observar tudo ao redor para não perder nenhum detalhe que faça a diferença.

Dica 4: Atente-se aos movimentos bruscos

Lembre-se sempre que um carro parado com alguém no banco do motorista pode representar alguma manobra, mesmo sem a indicação. Para se dar bem no trânsito das grandes cidades pressuponha a movimentação dos demais motoristas independente de sua sinalização e pilote defensivamente.

Dica 5: Dê espaço aos motoqueiros mais experientes

Se você ainda não tem experiência o suficiente, não obstrua o trânsito para os demais motoqueiros. Sempre que possível dê espaço, principalmente ao circular pelos corredores.

Dica 6: Prefira seguir a ser seguido

Outra dica para quando for usar os corredores entre os carros – além de nunca usar o meio fio – é optar por seguir um outro motoqueiro experiente a ser seguido. Isso porque quem é seguido determina a fluidez do trânsito e o ritmo com que as demais motos irão seguir. Se você se atrapalhar em algum momento o risco de acidente é grande.

Dica 7: Atente-se ao ponto cego

Todos sabem que os motoristas de carro possuem um ponto cego e é geralmente quando os motoqueiros entram neste ponto é que acabam ocorrendo acidente. A parte do veículo, principalmente do lado esquerdo é este ponto, portanto quando for fazer alguma manobra ou ultrapassagem não conte apenas com a visão do condutor, buzine para indicar sua presença.

Dica 8: Ônibus e pedestres!

Não há quem viva nas metrópoles que nunca viu pedestres atravessarem as ruas fora da faixa de pedestre e sem nenhum aviso prévio. Aqueles que descem do ônibus por exemplo, muitas vezes passam na frente do veículo público e surgem na roa sem nem mesmo olhar para os lados, é nessa atitude que mora o perigo, já que os pilotos não possuem visão do lado contrário do ônibus. Para evitar esse problema, vá mais devagar e fique sempre atento ao passar pelos pontos.

Dica 9: Fuja das manchas e freie com cautela

Manchas no chão geralmente são sinônimos de problema. As escuras podem ser derramamento de gasolina, óleo e água, todos elas podem gerar acidentes, já que deixam a pista mais escorregadia. Atente-se a elas e desvie sempre que possível, são armadilhas!

Dica 10: Faça a manutenção da sua moto

A mais importante e última dica para motoristas iniciantes é a respeito da manutenção da sua moto. De nada adianta seguir todas as indicações e deixar o veículo sem os cuidados necessários, além de prejudicar sua direção, não é nada interessante parar no meio do trânsito e precisar empurrar a moto não é?! Tudo isso sem falar nos gastos. Por isso esteja sempre no mecânico e atente-se ao olho, sistema de frenagem e mecânica de sua moto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário