segunda-feira, 19 de outubro de 2015

SUBI O MORRO! Um passeio pelo Morro do Moreno.

Nesse feriado de Finados, 2 de novembro, aproveitamos o dia de folga em Vitória e resolvemos curtir um pouco do que nossa terra oferece.
Assim, na sexta feira, por volta das 09 hs, partimos em direção a Vila Velha, cidade vizinha a capital Vitória para encarar uma “EcoAventura”. Subir pelas trilhas do Morro do Moreno.
Admito que fiquei por horas pensando no que escrever sobre esse maciço de rocha que é meu vizinho há aproximadamente 15 anos. Isso porque acordo todos os dias e posso desfrutar da visão deste morro como um verdadeiro cartão postal em minha janela e também porque considero o mesmo como um dos locais mais bacanas e bonitos do Espirito Santo. Tinha que caprichar.
morro do moreno
Vista da minha janela!
Como já mencionado, o Morro do Moreno está localizado na cidade de Vila Velha – ES, e possui 184 m de altura, sendo o local perfeito para o contato com a natureza e a prática de vários esportes de aventura como salto de parapente, rapel, montain bike, trilhas (trekking), entre outros.
O Morro conta ainda com uma vista simplesmente fantástica de 360º das cidades de Vila Velha e Vitória, e talvez seja essa sua maior atração, como vocês verão na galeria de fotos logo abaixo.
Tanto é assim, que é exatamente por conta desta vista que o Morro ganhou o nome que tem. Não verdadeiramente por conta da vista, mas pelo que ela proporcionava e um Senhorzinho que lá em cima morava a alguns séculos atras.
Explico: O Morro do Moreno funcionou durante a colonização do solo Capixaba, como um posto de observação assegurando a defesa de Vila Velha e Vitória dos ataques de navios corsários e tentativas de invasões. E a responsabilidade pela observação era de um colono que veio direto de Portugal com Vasco Fernandes Coutinho, que possuía o nome de João Moreno. Entenderam?
Mas além do nome em homenagem ao vigia João Moreno, o morro também possui alguns apelidos sendo o mais famoso “Morro da Macaca Grávida” já que de alguns ângulos é possível enxergar a imagem semelhante a um primata deitado. 
morro do moreno
Morro da Macaca Grávida
Ao seu lado, encontramos talvez seu vizinho mais famosos, o Convento da Penha também localizado no topo de um morro e dividindo os dois cartões postais do Estado, encontramos a Terceira Ponte, responsável por ligar a cidade de Vila Velha a capital Vitória.
convento da penha
Convento da Penha
morro do moreno
Início da trilha
Iniciamos nosso passeio pelo acesso sul do Morro do Moreno (existem ainda outros 2 acessos), que possui uma trilha mais fechada chamada de Trilha da Raiz e uma trilha bem aberta por uma estrada de chão. Essa estrada vai até o topo do Morro e é utilizada pelos praticantes de voo livre, para subir com os equipamentos através de carros 4×4 e por ciclistas para a pratica do Montain Bike (cruzamos com alguns nesse dia). Optamos pela trilha aberta, para que fosse possivel tirar algumas fotos.
A subida é bem tranquila e demora cerca de 40 min. Vale lembrar que em dias de sol, como a trilha é aberta, é fundamental providenciar proteção e estar preparado. Boné, óculos escuro, protetor solar e água são fundamentais. Levar algumas frutas e alguns petiscos também pode ser interessante.
Quem preferir uma caminhada mais radical, optar pela Trilha da Raiz. Uma subida com certo grau de dificuldade e que possui esse nome por conta de alguns trechos que é necessário se agarrar a algumas raízes expostas para continuar a subir. Não chega a ser perigoso e você até vê algumas crianças subindo por essa trilha. Por ela, o tempo de subida é de 01 h e 30 min.
morro do moreno
Vitória ao fundo
Ao chegar no topo, todo cansaço que possa ter feito com que você questionasse a real necessidade de encarar essa aventura, desaparece imediatamente diante da vista que lhe é proporcionada. Você consegue enxergar praticamente toda ilha de Vitória e a cidade de Vila Velha (se tiver bons olhos ainda enxerga um pouco da Serra e Guarapari. Hehehe). Uma pena que ao chegarmos ao topo, o céu estava encoberto, o que nem por isso estragou o visual.

Após algumas fotos, sentamos no topo do morro (que possui uma pista natural para a prática do voo livre) e dali desfrutamos da maravilhosa vista. (uma boa dica é subir com uma toalha ou canga na mochila, para estendê-la no gramado e poder relaxar curtindo o visual). Contamos ainda com a presença ilustre de um gato preto (em pleno Finados?!?! rsrs…), que ficou posando para fotos naquele visual bem chato.

Após o merecido descaço  circulamos por todo o topo do morro, que conta com um local para venda de bebidas (água, refrigerante, cerveja) e alguns petiscos (salgadinhos do tipo Chips).
Permanecemos lá em cima por mais alguns minutos e quando a fome bateu, resolvemos descer para almoçar.
morro do moreno
Contrastes na descida
Morro do Moreno, com certeza um ótimo passeio.
Como Chegar:
O acesso é feito pela Rua Desembargador Augusto Botelho (rua de retorno para o centro de Vila Velha, ). Entre na Rua João Joaquim da Mota e siga reto até o final. À direita, entre na Rua Xavantes e pronto, agora é só começar a subida.

Morro do Moreno

Morro do Moreno

Dados cartográficos ©2015 Google
Mapa
Satélite

Nenhum comentário:

Postar um comentário